top of page

O formulário de inscrição estará disponível
no dia 
06 de setembro.

Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Audiovisual de Maricá

Até lá, confira os cursos com os dias

e horários e vá se planejando.

PRODUÇÃO

ROTEIRO

direção

direção de arte

Cursos

HISTÓRIA

SOM

FOTOGRAFIA

MONTAGEM

Produção

PRODUÇÃO

Carga Horária: 20 horas

27 e 30 de setembro

19h às 21:30

04, 05, 06 e 07 de outubro

19h às 21:30

13 e 14 de outubro

19h às 21:30

Produção Audiovisual de A a Z
com Tuinho Schwartz

Descrição

A PRODUÇÃO DE CINEMA DE A a Z é um curso ministrado por Tuinho Schwartz que vai passar por todo o processo de realização de um filme, da ideia inicial ao lançamento comercial, sob o ponto de vista de um produtor.

Mini Biografia

Produtor em atividade desde 1980, já trabalhou em diversas funções em filmes de curta, média e longa metragem, seja em produções nacionais ou internacionais, e filmes publicitários. A partir de 1995 passou a se dedicar quase que exclusivamente à função de produtor executivo, em filmes como O guarani (1996), de Norma Bengell, O que é isso companheiro? (1997), de Bruno Barreto, O toque do oboé (1997), de Cláudio MacDowell,For all – O trampolim da vitória (1998), de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz, O viajante (1999), de Paulo Cezar Saraceni, Bossa Nova (1999), de Bruno Barreto, Tainá - Uma aventura na Amazônia (2000), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, Minha vida em suas mãos (2000), de José Antonio Garcia, e Amélia (2000), de Ana Carolina. Foi também produtor executivo do longa-metragem alemão Eclipse solar (2002), de Herbert Brodl, e dos brasileiros Espelho d’água – Uma viagem pelo rio São Francisco (2002), de Marcus Vinícius César, Apolônio Brasil - O campeão da alegria (2003), de Hugo Carvana, No meio da rua (2003), de Antonio Carlos da Fontoura, além da parte brasileira do longa francês San Antonio (2003), de Laurent Taouil Tartour. Em 2013 produziu ao lado de Yanê Montenegro o drama musical A luneta do tempo, de Alceu Valença. Desde 2003 dirige a empresa Focus Films, que coproduziu a comédia 0SS 117 – Rio me répond plus (2009), de Michel Hazanavicius.

Produção 2

PRODUÇÃO

História e Produção do Cinema de Baixíssimo Orçamento
com Cavi Borges

Carga Horária: 10 horas

21, 22, e 23 de setembro

20h às 22h

28 e 29 de setembro 

20h às 22h

Descrição

História do cinema brasileiro independente com ênfase nas produções de baixo orçamento com equipe de produção reduzida e na diversidade cultural.

Mini Biografia

Cineasta, produtor, distribuidor, em vinte e quatro anos de carreira cinematográfica, produziu mais de trezentos filmes e cerca de 178 prêmios, tendo participado de inúmeros festivais, como o festival de cinema de Cannes, em 2010, com o curta-metragem “A distração de Ivan”.

Roteiro

ROT

EIRO

Carga Horária: 16 horas

20 e 22 de setembro

19h às 21h

27 e 29 de setembro

19h às 21h

04 e 06 de outubro

19h às 21h

13 de outubro

19h às 21h

18 de outubro

19h às 21h

Introdução ao Roteiro de Longa-Metragem de Ficção
com ANTONIO MOLINA

Descrição

A compreensão de um roteiro de longa-metragem e todas as suas etapas de concepção à escrita. Exercícios práticos serão realizados.

 

Mini Biografia

Antonio Molina reside no Brasil desde 1997. É graduado em Cinema pela Escola de Meios Audiovisuais Carlos Manuel de Céspedes e em literatura e língua espanholas pela Universidade de Havana. Tem pós-graduação em Etnologia e Folclore pela Universidade de Havana, e em Literatura Hispano-americana. É jornalista, diretor de produção, cinegrafista, diretor de programas de TV, foi “free-lancer” de produções internacionais (para a NHK, do Japão; RAI, da Itália; Television Nacional do Chile, e CBS, dos EUA) e participou de inúmeros concursos e festivais internacionais, tendo recebido vários prêmios e menções honrosas. Além de roteirista e diretor de cinema e TV, é professor universitário.

Roteiro 2

ROT

EIRO

Carga Horária: 24 horas

21 e 25 de setembro

19h às 21h - ter

20h às 22h - sab

 

28 de setembro e 02 de outubro

19h às 21h - ter

20h às 22h - sab

05 de outubro

19h às21h - ter

16 de outubro

20h às 22h - sab

19 e 23 de outubro

19h às21h - ter

20h às 22h - sab

06 de novembro

20h às 22h - sab

09 e 13 de novembro

19h às 21h - ter

20h às 22h - sab

Construindo uma
Série de Ficção

com Mônica solon

Descrição

A construção de uma série audiovisual requer o entendimento de todos os elementos que a constituem, tenha ela qualquer formato ou gênero, seja concebida para canais abertos, a cabo ou streaming. A compreensão e o desenvolvimento destes elementos são fundamentais para a construção do projeto que, potencialmente, venderá a série. O curso é introdutório, voltado para o público interessado na construção de séries, que não necessariamente tenha formação acadêmica ou prática no audiovisual. Nele, serão abordados os elementos a serem desenvolvidos quando se pretende escrever uma série. O objetivo do curso é, portanto, que os alunos adquiram um conhecimento, teórico e prático, das ferramentas básicas para a construção de um projeto de série.

Mini Biografia

Roteirista e escritora, Solon tem mestrado em Creative and Critical Writing na Universidade de Winchester, na Inglaterra, onde se especializou em roteiro.  No Brasil, participou da sala de roteiristas da série Baile de Máscaras, da Produtora Giros, no momento, sendo exibida no canal AXN. Leciona no curso regular de Roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

ROT

EIRO

Carga Horária: 12 horas

30 de setembro

19h às 21h

07 de outubro

19h às 21h

14 de outubro

19h às 21h

21 de outubro

19h às 21h

28 de outubro

19h às 21h

04 de novembro

19h às 21h

Introdução ao Roteiro de Documentário e Série Documental
com Gustavo Moraes

Descrição

O curso analisará e desconstruirá documentários e séries documentais brasileiras e estrangeiras visando a compreensão da abordagem, linguagem utilizada e abrangência dos temas apresentados. Desenvolvimento de ideias para filmes e séries conectado com a defesa de uma pesquisa apurada e abrangente do tema.   Entendimento de serialização em série documental. Compreensão do  tema e o DNA da série. Entendimento de mercado para séries documentais no Brasil.

 

Mini Biografia

Moraes é mestre pela Columbia University nas áreas de produção e direção. Já trabalhou em departamentos de produção, marketing e distribuição em empresas de prestígio como Fortissimo Film Sales (Holanda), Focus Films (EUA), New Yorker Films (EUA) e HBO Documentaries (EUA). Como roteirista, participou dos laboratórios Binger Film Lab (Holanda), Produire au Sud do Festival 3 Continents (Brasil / França), Laboratório SESC de Roteiros (Brasil) e também foi selecionado para Berlinale Talent Campus (Alemanha). Leciona há mais de 10 anos nas áreas de roteiro e produção. É também consultor de roteiros e atua como produtor independente de desenvolvimento de projetos para produtoras no Rio de Janeiro.  Moraes roteirizou e dirigiu documentários, curtas-metragens e comercias de tv. Dentre seus mais recentes trabalhos no audiovisual destacam-se a consultoria de roteiro para o filme Paraíso Perdido de Monique Gardenberg e a escrita da série dramática televisiva Baile de Máscaras, no momento, sendo exibida no canal AXN.  Atualmente, produz um documentário ganhador de um edital do Instituto Unibanco dedicado à educação.

Roteiro 3

ROT

EIRO

Carga Horária: 08 horas

20 de outubro

19h às 21h

27 de outubro

19h às 21h

03 de novembro

19h às 21h

10 de novembro

19h às 21h

Introdução ao Roteiro de Curta-Metragem
com rafaella carvalho

Descrição

Oficina destinada a todos aqueles que desejam aprender sobre roteiros cinematográficos de curtas-metragens, a fim de entender sobre as ferramentas da construção dramática por trás dos curtas, com foco nos filmes de ficção.

A oficina proporciona o aluno a aprender de maneira simples e eficiente a desenvolver um roteiro cinematográfico de ficção para curta-metragem.

Durante a oficina será realizada a explanação de conteúdo para a escrita de um roteiro. Além de debates dentro da temática, análise de filme, exemplo de roteiro de curta para entendimento de formato e análise da peça, e sugestão bibliográfica e de filmografia.

 

Mini Biografia

Escritora há mais de 20 anos, tem se dedicado nos últimos três anos à escrita de roteiros de ficção e não-ficção.  É graduada em Comunicação Social e pós-graduada em produção. Leciona ainda em oficinas de roteiro de longa-metragem de ficção.

Roteiro 4

DIRE

ÇÃO

Carga Horária: 20 horas

27 e 30 de setembro

19h às 21h

04 e 7 de outubro

19h às 21h

14 de outubro

19h às 21h

18 e 21 de outubro

19h às 21h

25 e 28 de outubro

19h às 21h

04 de novembro

19h às 21h

Direção Cinematográfica
com walter lima jr.

Descrição

1 - A relação do Diretor e Ator.

2 - A decupagem (compreensão profunda do projeto). Isto significa a tradução do roteiro literário para as formas cinematográficas que irão traduzí-lo. Certamente esta leitura profunda deverá ser repetida algumas vezes até que todas as maiores dificuldades do projeto estejam suficientemente esclarecidas.

3 - Identificação das locações (externas ou internas)

4 - Última leitura do roteiro, já prèviamente decupado, com o assistente de direção e o produtor-executivo e início de um plano de filmagem.

5 - Consolidação das locações e testes necessários com técnicos e atores

6 - Preparação dos atores, ensaios

7 - Filmagens (primeira e segunda unidades)

8 - Montagem: pós-produção: edição de som, efeitos, colorização, gravação da música,

9 -  Mixagem, correções finais da pós-produção.

 

Mini Biografia

Diretor e roteirista nascido em Niterói em 1938, começou escrevendo críticas para jornais diários. Em 1963, conheceu Glauber Rocha, que o convidou para fazer assistência de direção em Deus e o diabo na terra do sol. Seu primeiro longa-metragem foi Menino de engenho (1965), uma adaptação do romance de José Lins do Rego. Fez em seguida Brasil ano 2000 (1968), Urso de Prata do Festival de Berlim e Concha de Ouro no Festival de Cartagena. Em 1977, concluiu o longa-metragem A lira do delírio, prêmio de melhor filme no Festival de Brasília. Em 1983, fez Inocência, prêmio de direção em Brasília e prêmio Coral no Festival de Havana. Nos anos 1990 dirigiu, sob encomenda de um produtor americano, O monge e a filha do carrasco (1995) e pouco depois fez A ostra e o vento (1997), baseado no livro de Moacir C. Lopes, selecionado para a competição do Festival de Veneza. Para a televisão, fez documentários e minisséries, como Capitães da areia e Dossiê Chatô. É professor de cursos de direção de atores e assistência de direção para cinema no Rio de Janeiro.

Direção

DIRE

ÇÃO

Carga Horária: 16 horas

 

20, 21, 22 e 23 de setembro

19h às 21h

27, 28, 29 e 30 de setembro

19h às 21h

A Experiência
do Documentário – Direção em Não Ficção

com Victor lopes

Descrição

As diferentes etapas da realização de um documentário: do processo de criação, Pesquisa e Roteiro ao Financiamento, Produção e Finalização de projetos, atravessando as principais questões criativas e técnicas do gênero.

Mini Biografia

Estudou cinema na Universidade Federal Fluminense, trabalhando como estagiário e assistente de direção em curtas e longas metragens. Fundou o Núcleo Atlantic de Vídeo, sendo professor da Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro. Em 2004 um documentário sobre a língua portuguesa, dirigido pelo cineasta, Língua: Vidas em Português foi coproduzido por Brasil e Portugal e filmado em seis países: Brasil, MoçambiqueÍndia, Portugal, França e Japão. Em 2013, lançou o documentário Serra Pelada, a Lenda da Montanha de Ouro, com uma investigação aprofundada em relatos e imagens históricas, sobre o local que ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo. Em 2016, o longa metragem Betinho - A Esperança Equilibrista (2015) dirigido pelo cineasta foi ganhador do prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema de Arquivo

Direção 2

DIRE

ÇÃO

Carga Horária: 10 horas

04, 05, 06, 07 e 08 de outubro

19h às 21h

Cinema Experimental
com cristiana miranda

Descrição

Um filme experimental considera o cinema como potência infinita de criação. O curso pretende trazer a história do cinema experimental, desde o surgimento do cinematógrafo até a produção contemporânea, pontuando os momentos mais marcantes e os artistas mais expressivos no contexto brasileiro e internacional. O curso pretende também discorrer sobre as principais estratégias de criação da prática cinematográfica experimental e realizar exercícios práticos de criação com os participantes. A oficina pretende ter como produto final a realização de um filme experimental pelos alunos.

  

Mini Biografia

Cineasta experimental e pesquisadora no campo da imagem, fotografia e cinema. Doutorado em Artes pela UERJ (PPGARTES-UERJ), com período sanduíche na Universidade Mandume ya Ndemufayo, Angola. Criadora e diretora do Festival Internacional de Cinema Experimental Dobra. Participou de diversos festivais de cinema, mostras e exposições incluindo Crossroads Film Festival/Cinematheque San Francisco Museum of Modern Art e Festival de Cinéma Différent et Expérimentaux de Paris. Realizou uma retrospectiva de seus filmes na Cinemateca do MAM/RJ,” Pequenos Poemas–Filmes de Cristiana Miranda”, em 2017. Participou como curadora do Encontro Bains Argentique, Film Labs Meeting, em Nantes, com o programa Poly Visions: Meditations On The Uncertainties Of Language (Nantes, França, 2016). Prêmio SAV/MinC 2006 com o filme "Para limpar lágrimas, Paulo Leminski."

Direção 3

DIRE

ÇÃO

Carga Horária: 18 horas

20, 21, 22, 23, 24 e 25 de setembro

18h30 às 20h30

27, 29 e 30 de setembro

18h30 às 20h30

Assistência de Direção
com marianne macedo martins

Descrição

Assistência de Direção tem papel fundamental na engrenagem de qualquer produção audiovisual. O curso tem a intenção de dar aos estudantes a oportunidade de conhecer Se faz melhor a função da/o AD, seja em projetos de longa-metragens, séries ou qualquer outro formato de projeto audiovisual. O curso vai aprofundar sobre a função da/o AD sob a ótica das etapas de uma produção através da exposição de documentos desenvolvidos em produções de filmes e séries: da preparação até a véspera de uma filmagem. O curso também vai compartilhar com a/os estudantes conceitos básicos sobre a composição de uma equipe de Assistência de Direção (1AD, 2AD, 3AD e a/o estagiária/o), além do papel o de cada uma dessas funções no set de filmagem.

  

Mini Biografia

Primeira Assistente de Direção e Continuísta. Trabalha há doze anos com produções audiovisuais e soma mais de trinta longa-metragens, curtas e séries. Atua na equipe de Direção em diferentes perfis de produções. Destaques para sua participação em longas como primeira assistente de direção em “Temporada” e “No Coração Do Mundo” e “Mormaço”.Como Continuísta atuou em produções de destaques como “Um Contra Todos” (todas as quatro temporadas) para FOX Premium, e “DOM”, futura série para Amazon Prime. Desde 2013 ministra aulas e oficinas de Assistência de Direção e Continuidade.

Direção 4
Direção 5

DIRE

ÇÃO

Carga Horária: 04 horas

01 e 02 de outubro      

18h30 às 20h30

Continuidade
com marianne macedo martins

Descrição

O curso sobre Continuidade tem a intenção de compartilhar com os estudantes sobre uma das funções mais detalhistas e minuciosas na engrenagem de uma produção audiovisual. Serão três encontros onde os estudantes conhecerão a função da Continuidade sob a ótica de exemplos e experiências vivenciadas pela professora. Serão expostos estudos e documentos produzidos por um continuista em diversas produções audiovisuais: de filmes autorais a séries de grande porte.

  

Mini Biografia

Primeira Assistente de Direção e Continuísta. Trabalha há doze anos com produções audiovisuais e soma mais de trinta longa-metragens, curtas e séries. Atua na equipe de Direção em diferentes perfis de produções. Destaques para sua participação em longas como primeira assistente de direção em “Temporada” e “No Coração Do Mundo” e “Mormaço”.Como Continuísta atuou em produções de destaques como “Um Contra Todos” (todas as quatro temporadas) para FOX Premium, e “DOM”, futura série para Amazon Prime. Desde 2013 ministra aulas e oficinas de Assistência de Direção e Continuidade.

ar

te

Carga Horária: 14 horas

22 de setembro

19h às 21h

29 de setembro

19h às 21h

06 de outubro

19h às 21h

13 de outubro

19h às 21h

20 de outubro

19h às 21h

27 de outubro

19h às 21h

03 de novembro

19h às 21h

Direção de arte
no Audiovisual

com marcos flaksman

Descrição

O que é direção de arte no audiovisual? A direção de arte a serviço da dramaturgia. A concepção compartilhada com a direção, direção de fotografia e produção. Atmosfera cênica. As referências usadas na criação dos ambientes. A cenografia entra em campo. As outras funções no departamento de arte. O que precisamos saber de fotografia? O olhar através das lentes: os quadros e os planos. O plano de filmagem e a análise técnica. Preparação para filmagem. A paleta de cores, o formato do quadro, a marcação de luz, a introdução de imagens em pós produção. SEGUNDA PARTE: Leitura de roteiro. Conversa com o diretor e o diretor de fotografia. As pranchas de referência / pesquisa. O projeto de direção de arte (cenografia, produção de objetos, design gráfico e inserções projetadas para pós produção). A organização das ações. A amplitude do departamento: figurinos, visagismo e maquiagem. Escolha das locações, construção e intervenções em locações e soluções em estúdio. Participação nas filmagens e uso da criatividade nos projetos. Indicações para filmes de referência.

Mini Biografia

Premiado cenógrafo de teatro no Brasil, tem também ampla carreira em cinema. Carioca nascido em 1944, formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou em montagens teatrais que se tornaram marcos dos anos 1960, como Rasga coração, escrita por Oduvaldo Viana Filho. Começou em cinema em Garota de Ipanema (1967), de Leon Hirszman, e trabalhou ainda em Brasil ano 2000 (1968), de Walter Lima Jr., Os sete gatinhos (1977), de Neville D´Almeida, O mistério de Robin Hood (1990) e Os Trapalhões e a árvore da juventude (1991), ambos de José Alvarenga. Durante os anos 1980, trabalhou em diversas produções estrangeiras filmadas no Brasil, como Feitiço do Rio Blame it on Rio (1984), de Stanley Donen, A floresta das esmeraldas (1985), de John Boorman, e Luar sobre Parador (1988), de Paul Mazursky.

Dir. de Arte

ar

te

Carga Horária: 10 horas

19 e 22 de outubro

19h às 21h30

26 e 29 de outubro 

19h às 21h30

Figurino para
o Audiovisual

com Nívea faso

Descrição

Compreensão do que é o vestir culturalmente e socialmente · Diferenciação o figurino do design de moda · Papel e responsabilidade do figurinista · Leitura de roteiro · Pré-produção em figurino · Decupagem para figurino · Elaboração de conceito e pesquisa em figurino · Criação de projeto de figurino.

Mini Biografia

Seu primeiro contato com a direção de arte foi em 2005 como estagiária em um filme do Domingos de Oliveira (Carreiras). Formada em Indumentária e Cenografia pela Belas Artes da UFRJ, é figurinista, cenógrafa e diretora de arte com experiência em cinema, teatro e televisão. Sempre aliou a teoria e a prática, fez Mestrado e Doutorado na UERJ com período sanduíche (PDSE CAPES) na Universidade do Algarve/Portugal. Atualmente é docente da Faculdades Integradas Hélio Alonso(FACHA), Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Centro Universitário Celso Lisboa. É coordenadora do GT Cinema e Materialidades da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento/Portugal (AIM), Seminário temático "Estética e teoria da direção de arte audiovisual" da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE 2020-2022).

Dir. de arte 2

HIST

ÓRIA

Carga Horária: 10 horas

21 e 23 de setembro

19h às 20h30

28 e 30 de setembro

19h às 20h30

05 e 07 de outubro

19h às 20h30

14 de outubro

19h às 20h

Cinema Africano
com Maria geralda de miranda

Descrição

Cultura oral africana. O papel do Griot na cultura oral africana. O nascimento do cinema africano. Ousmane Sèmbene. Temáticas e linhas de força: O feminino e o sagrado. As independências dos países africanos, a literatura e o cinema.  Licínio Azevedo. O cinema moçambicano, de Sol de Carvalho. O cinema angolano, de Rui Duarte de Carvalho. O cinema da Guiné, de Flora Gomes. O cinema de jovens da periferia de Moçambique. O cinema nigeriano de Lancelot Oduwa. Imasuen e o patrimônio cultural do Benin. Estética, sentido e discurso dos cinemas feitos em Áfricas.

 

Mini Biografia

Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) e em Letras Clássicas e Vernáculas. Doutora em Estudos Culturais pela UFF. Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, em Narrativas Visuais pela Universidade Clássica de Lisboa, e em Estudos Culturais Africanos pela UFRJ. Possui Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Empreendedorismo pelo Babson Entrepreneurship Program, no Babson College, EUA. Curso de Aperfeiçoamento em Study Abroad Program On Environmental Sustainability, pela UIW European Study Center.  Desenvolve estudos no âmbito da cultura (cinema, literatura e economia criativa) da educação (no âmbito das TICs) e do Desenvolvimento socioambiental.

Historia

som

Carga Horária: 18 horas

04 e 05 de outubro

19h às 22h

18 e 19 de outubro

19h às 22h

25 e 26 de outubro

19h às 22h

Som no Cinema- Captação, Edição
e Mixagem

com ricardo mansur

Descrição

Áudio Básico – Ondas Sonoras, Propagação, Transdutores, Sinal/Ruído − Microfones – Dinâmicos, Condensadores, Tipos de Captação − Noção de Acústica – Reflexão Sonora, Materiais Absorventes e Reflexivos. − Equipamentos de Captação − Microfonação - Direcionais, Lapelas e Outros. − Direção De Som – Da Captação à Finalização − Gerenciamento e Arquivos − Pós Produção de Som − O Desenho Sonoro – Música, Ruídos, Ambientes e Diálogos − Softwares – Pro-Tools e Outros. − Estética Sonora – Ponto De Escuta, Escuta Subjetiva e Objetiva, Realismo, Hiper-Realismo. − Mixagem − Distribuição de Canais − Equalização e Compressão − Estéreo E 5.1 − Análises Fílmico-Sonoras

 

 

Mini Biografia

Desenhista de som, músico, compositor, diretor de áudio e diretor cinematográfico. Desde 1987, compõe e produz trilhas para teatro, televisão e cinema. Finalista do prêmio da música brasileira com o cd Terra de Índio na categoria revelação, 1995. Diretor de música e áudio da TPA - Televisão Pública de Angola, 2002. Produtor musical e arranjador dos Cds de João de Aquino "A Taba e o Tambor"(2005), "Máquina Comovente" de Marco Jabu (2003) e “Sambambas” de Davi do Pandeiro (2003). Professor do Senac do curso de produção musical (2007). Desenhista de som e mixador dos longas: "Paixão e Virtude", direção Ricardo Miranda (2014). "Feio, eu?", direção Helena Ignez (2013), "Dois Casamentos", direção Luiz Rosemberg Filho (2015), "Flutuantes" de Rodrigo Savastano (2015) entre outros e vários curta-metragens. Diretor cinematográfico do filme "Quinto Andar", Premiado no Festival Visões Periféricas 2013. Mixador da série televisiva Brasil Visual, direção Rosa Melo. Curador da Mostra do filme livre 2015/2016. Criador do curso "O Som no Cinema – Do conceito à finalização".

Som

som

Carga Horária: 12 horas

23 de setembro

19h às 21h

30 de setembro

19h às 21h

07 de outubro

19h às 21h

14 de outubro

19h às 21h

21 de outubro

19h às 21h

28 de outubro

19h às 21h

Era uma vez, a música de Cinema -
Trilha Sonora 

com david tygel

Descrição

O papel da música no cinema narrativo. Trechos de filmes e suas trilhas desde o cinema silencioso aos dias de hoje. A relação diretor/compositor e as grandes duplas do cinema. A música no Cinema de Ficção e Documentários. A criação, produção, gravação e sincronização da trilha musical a um filme. As trilhas dos filmes de David Tygel. Direitos autorais e a exibição pública no Audiovisual

Mini Biografia

David Tygel é músico, cantor, compositor e professor de música no cinema. Tem Mestrado em música pela UFRJ. Criador e integrante do grupo Boca Livre. Professor da Puc-Rio e Facha. Cinco prêmios Kikito em Gramado e mais de quarenta longa- metragens.

Som 2

fot

ogr

afia

Carga Horária: 16 horas

20, 21 e 22 de outubro 

19h às 21h

25, 26, 27, 28 e 29 de outubro

19h às 21h

Introdução à Direção de Fotografia
com Raphael medeiros

Descrição

Iniciando na Direção de Fotografia. A origem e a formação da construção da luz cinematográfica. A relação da fotografia com a pintura e como a arte é fundamental na formação do fotógrafo. A direção de fotografia antes e depois da evolução da computação gráfica e pós produção. Usando as sombras como aliadas na formação do quadro. A composição como prioridade. Ganhando intimidade com lentes, câmeras e outros dispositivos.

 

Mini Biografia

Empenhado como diretor autor Raphael Medeiros dedica-se a criação de conteúdo independente. Com curtas metragens que rodaram o circuito no Brasil e fora. Em 2016 foi convidado para dar aula na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, onde ministrou as cadeiras de Direção de Fotografia e Linguagem Fílmica. Ainda em 2016 foi o vencedor do festival O Cubo com a obra "A Fundo". E em 2019 foi o vencedor do São Paulo Film Festival como melhor curta de ficção com a obra "Cadeia Alimentar". Que também foi menção honrosa no tradicional Circuito Penedo de Cinema em Alagoas no mesmo ano. Agora em 2021 ganhou melhor direção e melhor filme no 5 Festival Petit Pavê em Curitiba.

fotografia

mo

nta

gem

Carga Horária: 14 horas

29 de setembro

19h às 21h

04 e 06 de outubro

19h às 21h

13 de outubro

19h às 21h

18 e 20 de outubro

19h às 21h

25 de outubro

19h às 21h

Introdução à Edição de Imagens, Sons e Colorimetria 
com guto neto

Descrição

O Curso de Introdução ao programa DaVinci Resolve objetiva apresentar, de forma clara, os recursos de edição de imagens e sons e colorimetria do software mais repercutido no mercado de cinema e audiovisual, em todo o mundo. DaVinci Resolve oferece uma versão gratuita, com ferramentas que proporcionam acabamento de alto padrão para qualquer produção. Ao final do curso, além da certificação do Polo de Cinema de Maricá, os estudantes podem fazer a prova de certificação, como usuários, da própria Black Magic Design.

  

Mini Biografia

Produtor Audiovisual, criador e diretor da produtora independente Semear Filmes. Guto Neto é o realizador dos filmes “Semear Estrelas”, “Papéis Invertidos?”, “Tem Gente na Feira de São Cristovão”, “Eco 92”, “Ciclovia da Vida”, “Beatriz - Música e Poesia”. Entre os mais recentes trabalhos do produtor, estão o documentário “2020-O Ano que Não Começou”, as peças-filmes “Panspermia”, “Laboratório Curumin”, “Aviador e o Príncipe”, “Casa de Barro”, “Rosario”, “Céu de Basquiat”, o Vídeo-Dança COVA - realizado durante o período de distanciamento social, em virtude da pandemia de COVID -19, em co-autoria com o coreógrafo e performer Marcio Cunha e a Cia de Ballet da Cidade de Niterói. Guto está em fase de finalização de “Impermanência”, seu novo longa documental. Guto é montador e colorista certificado como Training Partner pela Black Magic Design e assina a fotografia e colorimetria dos filmes “Luta”, “Tea”, “Curae” e “Grifo”. Guto Neto é Pós-graduado em Cinema Documentário, coordena e leciona no Curso de Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Helio Alonso e na AIC/RJ – Academia Internacional de Cinema/RJ.

montagem

mo

nta

gem

Carga Horária: 06 horas

19 de outubro

19h às 22h

26 de outubro

19h às 22h

Introdução à Teoria
e Prática na Edição
de Filmes e Séries Documentais

com Elder barbosa

Descrição

O objetivo do curso é oferecer ferramentas teóricas e práticas para os alunos refletirem sobre a edição cinematográfica documental, e instigá-los a desenvolverem novas narrativas e linguagens para representarem as realidades que o cercam.

 

Mini Biografia

Elder Gomes Barbosa é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, em Direção Cinematográfica pela Escola Livre de Cinema Darcy Ribeiro (Rio de Janeiro) e Mestre em Cinema Documentário pela Universidad del Cine (Buenos Aires). Trabalha com Edição de vídeo há 11 anos, tendo editado diversas séries documentais televisivas para canais do Brasil e da América Latina, como TV Globo, TV Brasil, NatGeo, OFF e GNT. Entre elas, Mundo Inexplorado e Balangay foram premiadas pelo New York TV&Film Awards como melhores programas de TV na categoria “Lifestyle” em 2019 e 2020. Editou o longa-metragem Advogados contra a Ditadura, dirigido por Silvio Tendler, que venceu o prêmio Margarida de Prata-2014, concedido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) ao melhor documentário de cunho social do ano no país.

montagem 2
bottom of page